Contador De Visitas

online

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SERÁ UMA MERA COINCIDÊNCIA?


Capa de Fushigi na Techô

A história que muitos oposicionistas ao regime "democrático-corrupto" gostariam de poder tornar realidade, pode ter tido uma predecessor nem tão famoso. Sejam fãs fervorosos por um mundo utópico, ou amantes da justiça ao estilo jogo de xadrez Kira/L, não há quem não conheça mesmo que de nome a criação arrasa quarteirão escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. A grande questão nesse post é a de lhes apresentar , o que seria, o irmão perdido?! de um dos maiores sucessos da Shonen Jump.


Mas afinal o que foi esse tal "The Miraculous Notebook"?

Como o nome já mostra, a história gira em torno de um caderno mágico, capaz de matar aquele que tiver seu nome escrito nele. Quem olha assim, pode pensar que o enredo de Shigeru Mizuki, publicada em 1973 pela revista Comic Mystery, e o enredo de Death Note, de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, que não confirmaram se as histórias têm alguma relação.

Aqui vocês conferem uma pequena resenha sobre o one-shot:

"Ao lado de um homem morto sem motivo aparente, uma única pista: um livro de capa preta com uma lista de nomes escritos. Por último, o nome do próprio cadáver. São estes os elementos obscuros encontrados por Yamada-san, um japonês de meia-idade solitário e ridicularizado por todos os colegas de trabalho.
Incapaz de resistir ao mistério ele resolve fazer um teste, e escreve no caderno o nome de seu cachorro que, para sua surpresa, morre em seguida. Somente uma conclusão chega à sua mente: aquele cujo nome fosse escrito naquelas páginas estaria condenado à morte."


Como tudo começou:

O mangá da década de 70 finalizava a história na mesma edição com um final trágico em que Yamada, sentindo-se culpado por mortes causadas pela sua descoberta, decide escrever no caderno o seu próprio nome. Já no mangá Death note temos 12 volumes tensos até o último ato de Kira.

Embora pareça bem familiar, devo admitir que não é um plágio na minha humilde opinião, já que não há por parte do protagonista o estilo que conhecemos tão bem em Raito;totalmente confiante, inteligente e frio em realação as pessoas que o cercam e que ele é capaz de manipular,tão pouco existe menção alguma a qualquer shinigami. Creio eu, esta foi apenas uma obra para testar uma idéia, que pode ou não ter sido aprimorada sob a pele de Raito e L décadas depois. Se foi por influência dessa obra que Death Note veio ao mundo, nunca teremos certeza, mas se foi, bem, gerou uma "cria" muito popular depois.

Confiram o sumário do one-shot:

Yamada, 45 anos, é uma pessoa comum. Seus colegas de trabalho sempre riem dele, sendo que apenas a Old Miss (uma mulher) o trata de forma diversa.
Um dia, um dos colegas de Yamada o vê doando 1.000 ienes para um templo. Ao ouvir essa estória, Old Miss sai para beber com Yamada e lhe pergunta sobre o templo.
Yamada diz a ela que, ao passar pelo templo outro dia, depois de ter saído para beber, ele encontrou uma caderneta jogada ao lado de uma pessoa morta. Muitos nomes estavam escritos na caderneta, sendo o último nome o da pessoa morta (a morte do rapaz foi noticiada na TV no dia seguinte). Yama diz ter percebido o potencial da caderneta após testar num cão (sendo o potencial o seguinte: quem quer que tenha seu nome escrito na caderneta, morre).
Yamada diz a ela, ainda, que após tal incidente, ele não precisava mais se preocupar em ser pobre, então ele sempre doava dinheiro ao templo. Depois de ouvir essa história, Old Miss pega a caderneta de Yamada emprestada.
Logo em seguida, os colegas de Yamada começam a morrer, um após o outro. Yamada percebe o que está acontecendo, e como a caderneta pode ser perigosa ao cair em mãos erradas.
Yamada recupera a caderneta e a usa para matar Old Miss. Por sentir-se mal por todas as mortes que causou, Yamada resolve acabar com a própria vida escrevendo seu nome na caderneta. E, depois, a queima para que ninguém possa usá-la novamente. Mais tarde, Yamada é morto.



Para encerrar, mais algumas ilustrações da obra:






0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More