Contador De Visitas

online

sábado, 11 de agosto de 2012

Projeto Vênus promete uma mudança fantástica no nosso jeito de viver



Modelo futurista
O projeto Venus foi elaborado por Jacque Fresco, um engenheiro social, inventor, escritor e professor americano. Sua idéia básica é tornar o mundo mais civilizado, colocar um fim em guerras, acabar com a fome e com as crises monetárias, entre outros grandes problemas que aterrorizam o nosso planeta.
O sistema monetário atual juntamente com a automatização de serviços, faz com que alguns poucos obtenham grandiosos lucros a custa de uma maioria que fica na
miséria, já que foram substituídos por máquinas em seus trabalhos.
Uma pequena reflexão nos leva a perceber um problema, e não é um pequeno, porém um enorme problema. Pois defendemos hoje a liberdade do indivíduo e, principalmente, a igualdade de todos perante as leis e o sistema. Será? Não. O nosso sistema não resulta em uma igualdade plena, talvez perante as leis sim, mas você perceberá que não. Vivemos claramente divididos em verdadeiras castas, em uma sociedade estamental, e sim, dependendo da situação que o indivíduo nasce, dificilmente conseguirá mobilidade social. Nem mesmo a lei é igual para todos, pois o dinheiro, este sim e não a lei, tem a ultima palavra no julgamento.
 E, por que isso acontece?
É simples, tudo, absolutamente tudo, no mundo hoje, flui conforme o capital manda, não há nada que não esteja sob influencia de dinheiro, até mesmo a sua vida depende dele. Fantástico, não é?
Agora pense um pouco, faz mais sentido a sua vida depender de verba, ou de recursos?
Modelo futuristaPara Jacque Fresco faz mais sentido que exista uma economia baseada em recursos, no projeto Venus ele apresenta um desing socioeconômico no qual a automatização dos serviços seria algo benéfico a todos. Com o conhecimento tecnológico existente hoje seria possível criar um programa onde os recursos seriam suficientes a todos, assim a moeda não seria mais necessária.
Jacque faz uma analogia interessante para a situação abordada à cima: se durante um dia chovesse ouro em pó, todos recolheriam o máximo que conseguissem, guardariam nas suas casas e brigariam para conseguir mais e roubar o ouro de outros. Agora, se chovesse ouro, sem parar, durante um ano, as pessoas varreriam ouro para fora de suas casas e não iriam querer ele, pois perdeu seu valor.
Assim percebemos que o valor do produto depende de sua disponibilidade, se os recursos fossem mais disponíveis, não haveria conflitos por eles. Com o projeto Vênus isto seria possível.
O projeto Vênus apresenta três fases:

Fase 1:
A fase um já foi iniciada, foi construído em Vênus, cidade na Flórida, um centro de pesquisas de 10 hectares, para apresentar o funcionamento do projeto, isto seria uma prévia do que aconteceria no mundo.
Fase 2:
A fase dois tem como objetivo criar um filme educacional que apresente o funcionamento do projeto Vênus no mundo, para estender a toda a sociedade a idéia de Jacque Fresco.
Fase 3:
Na terceira fase seria construída uma sociedade experimental para testar todos os métodos do projeto Vênus, analisá-los e implementar os conceitos ao longo do funcionamento da cidade. A cidade trabalharia os objetivos do projeto que são:
Assim como está no site da organização(Ipsis litteris)
‘’1. Tornar realidade a declaração dos recursos mundiais como sendo patrimônio comum a todas as pessoas.
2. Transcender as barreiras artificiais que atual e arbitrariamente separam as pessoas.
3. Substituir as economias monetárias nacionalistas por uma economia global baseada em recursos.
4. Assistir na estabilização da população mundial através da educação e controlo voluntário da natalidade.
5. Recuperar e regenerar o ambiente natural da melhor forma que conseguirmos.
6. Redesenhar cidades, sistemas de transporte, indústrias agrícolas e fábricas para que tenham energia eficiente, limpa e capaz de servir convenientemente as necessidades de todas as pessoas.
7. Gradualmente, pôr de lado entidades corporativas e governos (locais, nacionais ou supranacionais) como meios de gestão social.
8. Partilhar e aplicar novas tecnologias para benefício de todas as nações.
9. Desenvolver e utilizando fontes de energia limpas e renováveis.
10. Manufaturar os produtos de maior qualidade para benefício da população mundial.
11. Requerer estudos de impacto ambiental prévios à construção de qualquer mega projeto.
12. Incentivar a gama mais ampla de criatividade e incentivo ao esforço construtivo.
13. Transcender o nacionalismo, o fanatismo e o preconceito através da educação.
14. Eliminar o elitismo, técnico ou de outro tipo.
15. Desenvolver metodologias com base numa pesquisa cuidadosa em vez de opiniões aleatórias.
16. Melhorar a comunicação nas escolas para que a nossa língua seja relevante para as condições físicas do mundo.
17. Fornecer não só as necessidades da vida, mas também oferecendo desafios que estimulem a mente enquanto se enfatiza a individualidade em vez da uniformidade.
18. Finalmente, preparar as pessoas intelectual e emocionalmente para as mudanças e os desafios que se avizinham.’’

Reflita um pouco, não deixe as coisas acontecerem sem a sua interferência.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More