Contador De Visitas

online

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Animatório Cria Sistemas E Personagens Mutantes Em Stop Motion


Animatório Cria Sistemas E Personagens Mutantes Em Stop Motion

por Teresa Comenale 29 de abril
Animatorio é um estúdio brasileiro de animação que já conseguiu alguns prêmios aí pelo mundo com seus trabalhos de publicidade e televisão. Visitando o site deles, não é difícil entender o motivo. A última deles, Neomorphus, mostra um boneco humanóide sem braços e alado em processo de mutação. O vídeo é o segundo de uma série de curtas animados quadro a quadro sobre transformações conjuntas de seres vivos fictícios em seus ambientes também fictícios chamada Praepostere.

Segundo a explicação dos caras, “evolução com ganho de função é chamada neo-morphic. Criaturas imaginárias se adaptam a um ecossistema e a transformação desses habitsts para essas criaturas gera um ciclo fantástico. O simbolismo da mutação é parte das experiências do Animatório em sua trajetória, mudando de lugar, encontrando um novo espectro, uma nova fase.”
O mundo fantástico em que a transformação acontece é o resultado de um trabalho complexo de ilustração, cenografia em miniatura, filmagem e pós produção e ficamos intrigados com a quantidade de detalhes a serem animados. No vídeo do making of de Neomorphus, o Animatorio explica o processo e as dificuldades:
"A maior dificuldade foi animar as criaturas – cada uma delas foi feita a mão – e, por terem características de insetos, eram extremamente frágeis e precisavam ser manuseadas com cuidado. A câmera também teve um papel importante no filme, já que é o ponto de vista dela que passa pelos cenários – para fazer isso, uma câmera “robô” fotografou cada movimento gráfico programado. Depois que as imagens foram capturadas, o filme recebeu processamento e tratamento digital. A pós produção é um detalhe muito importante em vídeos de stop motion porque limpa as cenas quadro a quadro. Neste processo, os materiais usados para segurar os personagens no lugar, como linhas e fitas adesivas, são removidas. Por último, adicionamos sombras, filtros e efeitos especiais – eles são fundamentais para criar a ambiência. Por último colocamos os efeitos sonoros e a trilha, composta exclusivamente para o curta."
O primeiro episódio da série, Adiantum Pedatum, é baseado em ilustrações e fotografias de livros de botânica e é bem menos assustador. Veja abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More